Como começar um blog?

Que bom que você decidiu criar um blog, estamos aqui para te ajudar com todo o processo.

Se ainda está em dúvida, leia: 7 razões para criar um blog.

Mas, para começar a blogar e ter um blog de sucesso você precisa definir algumas coisas importantes. E a primeira pergunta que se deve fazer é a seguinte: Quero um blog pessoal, sem fins lucrativos ou quero um blog profissional?

Respondida essa pergunta você deve pensar nos seguintes passos:

Check list como criar um blog


1- Nicho

Se seu blog for pessoal você decide o que vai escrever nele, então definir o nicho acaba não sendo algo muito necessário, já que essa seleção irá ocorrendo com o tempo. Contudo, se sua intenção é criar um blog profissional, deve-se preocupar com o Nicho. Defini-lo é a primeira escolha importante para seu blog, porque nada mais é que selecionar quem serão seus leitores e seus concorrentes. Blogs com nichos bem definidos ganham maior credibilidade, fideliza os leitores que se interessam pelo tema, e consequentemente tem melhor retorno financeiro. Empresas, tendem a procurar parcerias para quem tem um público bem definido.

Para definir um Nicho escolha algum assunto que tenha domínio para escrever. Assim é mais fácil criar um conteúdo de qualidade.

Não escolha um assunto genérico como “beleza”, mas também não escolha um assunto muito específico como “Cosmetologia Natural”.  Se o nicho for pequeno demais, será mais difícil de conseguir aumentar o tráfego e monetizar o seu site.

2- Nome 

Depois de ter um Nicho definido, você deve começar a pensar no nome do seu site. Lembrando que este será sua empresa, então escolha um nome fácil de ser lembrado, com que seu público se identifique e que você não vai querer trocar depois.

3- Domínio

O domínio deve ser analisado junto com o nome, pois ele não deve ser muito diferente do nome do seu blog. E você tem que verificar se esse domínio ainda não está sendo utilizado 

Dica: Evite números e símbolos.

Comprar ou não um Domínio? 

Isso depende da sua intenção. Para ter um blog pessoal não é necessário. Mas para um blog profissional é sim muito importante. Inclusive o Google Adsence, nem sempre aprova sites sem domínios próprios, e algumas empresas também não fazem parcerias com os mesmos.  

Além do mais você pode ter um domínio a partir de 24,00 reais ao ano.

4- Plataforma 

Existem várias plataformas para criação de sites, e a sua escolha também vai depender do que pretende e do quanto pode pagar. Vou, citar apenas as mais utilizadas aqui no Brasil. Mas saibam que existem várias. 

O Blogger é uma plataforma da Google, muito intuitiva, e gratuita. Para quem está começando, essa pode ser uma ótima opção. Você pode, criar seu blog nessa plataforma com um domínio grátis, ou com o seu domínio próprio. 

O WordPress: Você vai ler em diversos sites que é a melhor escolha para criar seu blog, é o WordPress. E aqui não vai ser diferente. O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo. É fácil de lidar, e te oferece uma liberdade maior, possibilitando até a criação de um e-commerce.

O WordPress fornece uma versão gratuita, porém bastante limitada e sem domínio próprio.

E tem o WordPress que chamamos de pago (mas a plataforma mesmo, não é paga), que precisa de um domínio próprio e um plano de hospedagem. Você já encontra um bom plano de hospedagem a partir de 100,00 ao ano. 

E ainda existem outras plataformas, como o Wix, o Spacesquare, o Webnode, entre outros.

5- Logotipo 

O Logo faz com que seus leitores reconheçam seu blog, é sua identidade visual. Ele deve ser memorável e associar o seu público alvo ao seu site.  

6- Aparência

Nem preciso falar que a aparência é essencial para um blog ter sucesso. Quando você entra em contato com uma pessoa os primeiros 10 segundos são responsáveis por 65% da impressão que ela vai guardar de você. Com o seu site não vai ser diferente. Por isso, invista em um Layout amigável e agradável. Crie um site não muito colorido, mas também que não seja muito apagado. As cores devem ser muito bem estudadas para que o site fique harmonioso. A fonte também é um detalhe importante, ela deve ser de fácil leitura. 

Além disso você deve escolher um Layout leve, fácil de carregar. Muitos leitores, saíram da sua página antes mesmo dela carregar se isso demorar muito. 

Considerando que a maior parte dos usuários hoje usam Smartphone, é muito importante que seu site seja responsivo, e se adapte bem ao modo mobile. 

7- Rede Sociais

Criar links que levam ao seu site é muito importante. Então, crie redes sociais para ele. Mas não se limite ao Instagram e Facebook. Existe um mundo para ser explorado. Procure conhecer o Quora, e o Reddit. O Twitter também pode ser seu aliado. 

14 thoughts on “Como começar um blog?

  1. Não é fácil esse passo a passo, mas para quem gosta de escrever não tem nada melhor que se dedicar a esse trabalho
    Gostei, muito legal
    Alécia do Blog Arrojada Mix

  2. Gostei de como teu post foi otimizado e está bem claro, pois tu citou com clareza por onde começar, muitas pessoas não sabem. Adoro posts com tópicos são menos cansativos de ler. Faz um post sobre como monetizar blogs pessoais? Obrigada! Beijo

  3. Olá,

    Achei muito importante esses tópicos que você colocou para criar um blog. Escolher o nicho e o nome são realmente os primeiros passos e os mais importantes, pois vai determinar tudo a seguir. A escolha do domínio também é muito importante. Na verdade, todos os pontos que citou são de suma importância! Adorei o post!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *